Na tarde da última sexta-feira (4), em Brasília, o governador Elmano de Freitas esteve presente na cerimônia de assinatura de um acordo de cooperação interministerial voltado aos estudos de viabilidade para a instauração de um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no estado do Ceará. A formalização desse acordo foi efetuada mediante a parceria entre o ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, reconhecido como um dos mais prestigiados centros tecnológicos do país, fundado pelo ilustre cearense Marechal do Ar Casimiro Monteiro Filho, tem agora planos concretos para estabelecer um campus em Fortaleza. Essa decisão decorre da notável taxa de aprovação que a capital cearense ostenta nos processos seletivos desse instituto renomado.
As conversações visando à criação dessa nova sede do ITA estavam em curso há aproximadamente um mês. A assinatura deste acordo não apenas formaliza, mas também coloca em ação um conjunto de medidas que viabilizam essa empreitada. Entre as iniciativas delineadas estão: uma avaliação minuciosa das condições da antiga Base Aérea de Fortaleza, que servirá de localização; um prazo de dois meses para a condução dos estudos preliminares destinados à implementação do campus; além de um diálogo em andamento com o Governo do Ceará para a colaboração conjunta nesse ambicioso projeto.