ALECE POPUP
Prefeitura de Russas Topo
Desenvolviment...

Assistência Social promove evento em Lages sobre o Fundo Nacional de Assistência Social

Arte: Gabriela Nicolini/Ascom SASA Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) reúne representantes dos municípios de Santa ...

02/05/2024 18h20
Por: Kennedy Linhares
Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Arte: Gabriela Nicolini/Ascom SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) reúne representantes dos municípios de Santa Catarina na próxima sexta-feira, 10 de maio, para uma formação técnica sobre o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O evento ocorre no Centro Serra Convention Center, em Lages.

“Santa Catarina está muito feliz por sediar essa etapa do projeto FNAS pelo Brasil. É uma oportunidade para que os municípios tenham informações sobre a aplicação, gestão e prestação de contas dos recursos provenientes do cofinanciamento nacional”, explica a secretária da SAS, Maria Helena Zimermann.

O público-alvo é de gestores e contadores responsáveis pelo Fundo Municipal de Assistência Social. Durante o evento os palestrantes abordam temas como gestão orçamentária e financeira no Sistema Único de Assistência Social (Suas); Conceitos sobre transferências voluntárias por fundo a fundo, o que é o SIGTV e Transferegov; prestação de contas, uso dos recursos, tomadas de contas especiais e passo a passo do novo Sistema de Prestação de Contas (AgilizaSUAS), entre outros.

O FNAS está vinculado à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e integra o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O SNAS é o órgão responsável pela gestão nacional da política de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Programação

8h às 9h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Gestão Orçamentária e Financeira no SUAS.
Ementa: O conteúdo trata da gestão orçamentária e financeira de forma prática, estrutura mínima do FMAS, conceitos básicos de financiamento, conceitos de bloco e como gastar os recursos desses blocos, ciclo das despesas
10h50 – SIGTV e Transferegov – Desvendando os dois sistemas
Ementa: Conceitos básicos sobre transferências voluntárias por fundo a fundo, o que é o SIGTV e Transferegov e o passo a passo resumido, apontamento do nosso material de estudo no site do FNAS para demais dúvidas.
11h15 – Momento de tirar dúvidas
12h30 – Pausa para o almoço
13h30 – Prestação de Contas e Novo Sistema de Prestação de Contas (AgilizaSUAS).
Ementa: Conceitos básicos de prestação de contas, uso devido dos recursos, tomadas de contas especiais e passo a passo resumido do novo Sistema de Prestação de Contas (AgilizaSUAS).
15h20 – Momento de tirar dúvidas
16h – Encerramento

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias