ALECE POPUP
Prefeitura de Russas Topo
Desenvolviment...

Santa Catarina sedia primeira Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia

Arte: Gabriela Nicolini / SASA Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade...

13/05/2024 22h30
Por: Kennedy Linhares
Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Arte: Gabriela Nicolini / SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, realiza a 1ª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia no dia 18 de maio, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com outras instituições. O tema principal do evento será Cidadania em Movimento.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, afirma que Santa Catarina é um dos estados que mais recebe imigrantes no país e o Governo do Estado está comprometido na defesa dos direitos da população migrante e no aprimoramento das políticas públicas destinadas a pessoas que buscam uma vida melhor em Santa Catarina. “Somos um estado de oportunidades e por isso muitos escolhem Santa Catarina para viver. Hoje temos mais de 110 mil imigrantes aqui e nós enquanto Governo, por meio da Assistência Social buscamos acolher essas pessoas e fazer a ponte com o mercado de trabalho para que elas possam se desenvolver”, disse.

Os representantes de Santa Catarina vão debater em grupo sobre diversos temas. Entre os assuntos estão a Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; Enfrentamento a violações de direitos; Governança e participação social; Regularização migratória e documental e Interculturalidade e diversidades. Serão eleitos 8 delegados titulares e 22 suplentes. Cinco propostas serão votadas e encaminhadas para a II Comigrar Nacional que ocorre de 7 a 9 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A conferência é uma iniciativa da SAS, Secretaria de Estado da Educação, Círculos de hospitalidade, Organização Internacional para as Migrações, Pastoral do imigrante, Universidade de Santa Catarina (Udesc), imigrantes, associações de imigrantes, Universidade Federal da Fronteira Sul, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados e Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias