ALECE POPUP
Prefeitura de Russas Topo
Esportes

Além da prática esportiva, areninha entregue em Icapuí permitirá maior socialização entre moradores da região

A importância da prática esportiva vai além dos benefícios na saúde física. Entre outras vantagens, o esporte possui um grande potencial de sociali...

25/05/2024 08h57
Por: Kennedy Linhares
Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A importância da prática esportiva vai além dos benefícios na saúde física. Entre outras vantagens, o esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos, criando vínculos entre pessoas das mais diversas classes, religiões e gêneros presentes na nossa sociedade. Entre outros, esse também é o objetivo das areninhas, distribuídas em todo o território cearense, e que já se apresentam como equipamentos importantes de inclusão social. Na tarde desta sexta-feira (24), o Governo do Ceará inaugurou em Icapuí a de número 368 no estado. São 254 construídas no interior e 114 na capital.

Somente neste ano de 2024 já foram inauguradas 28 areninhas. Esta mais recente foi entregue pelo secretário de Assuntos Municipais, Artur Bruno, na comunidade de Redonda, naquele município. Antes de inaugurar o equipamento, o secretário destacou o papel social das areninhas. “É um ambiente que proporciona a convivência. Das crianças aos veteranos, o pessoal vem bater bola. Meninos e meninas. Mas a areninha não é apenas um equipamento de esporte. É um espaço de saúde, segurança e convivência. Os pais ficam tranquilos porque os filhos estão longe da criminalidade, é um espaço seguro, iluminado. As pessoas aproveitam o movimento para vender pipoca, dindim, picolé, pastel. Portanto, ela melhora também a renda das pessoas”, disse Artur Bruno.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Quem compartilha desse entendimento de que os espaços são multifuncionais é o secretário estadual do Esporte, Rogério Pinheiro. Ele lembra que as areninhas iniciaram no Ceará, ultrapassaram os limites do estado e se tornaram exemplos para os demais secretários de esporte do país. “Hoje, elas transpassam a questão do esporte e viraram um local de convivência, de inclusão social, de geração de emprego e de movimentação da microeconomia do estado””, avalia. “É um verdadeiro benefício social”, completa.

O prefeito Lacerda Filho ressaltou que as areninhas atingem desde a infância, passando pela juventude, até a população adulta. “Elas trazem um retorno social e educativo inestimável. Por isso, agradecemos pela sensibilidade do Governo do Estado estar entregando mais está linda e tão importante praça”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Convívio seguro

Lérisha é técnica de enfermagem, mãe do Juan Paulo e uma das mais empolgadas com a inauguração da areninha. Para ela, saber que o filho está com os amigos em um ambiente seguro é um dos maiores benefícios do espaço. “Estávamos ansiosos e agora é só aproveitar. Como fica ao lado da minha casa, eu não terei medo algum. Consigo ver com quem o Juan está”, comemora. “Como mãe fico aliviada por ver meu filho socializando com outras crianças da mesma idade dele”, conclui Lérisha.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Participaram da inauguro deputado estadual De Assis Diniz; ex-deputado federal Flávio Bezerra; ex-deputado estadual Dedé Teixeira; presidente da Câmara de Icapuí, Hélio Fernandes; vereadores, secretários e lideranças políticas da região.

Parceria em Aracoiaba

Na última quarta-feira (22) o secretário Artur Bruno havia inaugurado a areninha de Aracoiaba. Na ocasião, o prefeito Thiago Campelo agradeceu ao Governo do Ceará pela parceria. “É mais um equipamento público de alta relevância que inauguramos em Aracoiaba. Entregamos uma Areninha linda e moderna”, enalteceu o prefeito.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Ficamos felizes, porque esse equipamento foi sonhado pela comunidade. A Prefeitura entrou com o terreno e o Governo construiu. Agora, a areninha é dos moradores do bairro de Bulandeira e de Aracoiaba”, reforçou o secretário Artur Bruno.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias