ALECE POPUP
Prefeitura de Russas Topo
Esportes

Assentamentos Massapê e Transval consagram-se campeões na 3º Copa e Feira da Reforma Agrária

O Governo do Ceará, por meio da Secretária do Esporte (Sesporte), realizou no sábado (1º), no Estádio Municipal Raimundo de Oliveira, em Caucaia, a...

04/06/2024 09h08
Por: Kennedy Linhares
Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Governo do Ceará, por meio da Secretária do Esporte (Sesporte), realizou no sábado (1º), no Estádio Municipal Raimundo de Oliveira, em Caucaia, a final da 3º Copa e Feira da Reforma Agrária, com a execução da Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará e conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST).

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Presente na final da competição, o coordenador de Desenvolvimento do Esporte da Sesporte, Roberto Cesar, falou que a competição vai além das partidas de futebol. “Na Copa e Feira da Reforma Agrária, o futebol transcende as quatro linhas do campo e se torna um símbolo de união e identidade para as comunidades de assentamentos e acampamentos de reforma agrária, promovendo um espaço de celebração e interação. É sobre gols e vitórias, mas também sobre pertencimento, solidariedade e orgulho. A competição foi um catalisador para fortalecer os laços comunitários, promover a inclusão social e criar memórias duradouras. Portanto, com a iniciativa, a Sesporte cumpre seu papel como agente indutor da cidadania, estimulando valores essenciais, como trabalho em equipe, respeito, disciplina e fair play. Além disso, criando oportunidade para que os participantes desenvolvam habilidades de liderança, autoconfiança, consciência social, participação ativa e responsabilidade cívica”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

No naipe feminino, o jogo final foi entre o time do assentamento Transval de Canindé (Damas da Bora) 1 x 1 assentamento 10 de abril do Crato (10 de abril), com os pênaltis – Damas da Bola 4 x 1 10 de abril. No masculino, o assentamento Novo Horizonte (Tururu) 1 x 1 assentamento Massapê (Mombaça), com pênaltis – Novo Horizonte 4 x 5 Massapê.

O evento tem como objetivo proporcionar as comunidades de assentamentos de todo estado, a oportunidade de vivenciarem a paz, amizade e o bom relacionamento através de competições esportivas na modalidade mais popular do Brasil, o futebol. Neste ano a competição contou com a participação de aproximadamente 3.500 atletas, e abrange mais de 40 municípios, contemplando as cinco regiões do Estado do Ceará. Esse ano, além dos jogos, também aconteceu a Feira da Reforma Agrária, com produtos vindos dos assentamentos e acampamentos.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Além das finais oficiais do campeonato a bola rolou em jogo amistoso entre amigos do MST, em comemoração aos 35 anos do MST no Ceará, com a partida da militância Sem Terra com os amigos e amigas do Movimento. O time dos amigos reuniu representantes dos movimentos populares, parlamentares e personalidades do mundo do futebol.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias