ALECE POPUP
Prefeitura de Russas Topo
Segurança

CBMCE realizou o corte de 967 árvores em situação de perigo neste ano

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou um aumento de 27,91% no número de cortes de árvores nos cinco primeiros meses des...

10/06/2024 17h34
Por: Kennedy Linhares
Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou um aumento de 27,91% no número de cortes de árvores nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. As situações de perigo incluíam árvores caídas em vias públicas, veículos ou sobre telhados. Ao todo, de janeiro a maio deste ano, foram efetuados 967 cortes de árvores em todo o estado, contra 756 em 2023.

Balanço

Em fevereiro de 2024, foram realizados 338 cortes de árvores, seguido de 253, 149 e 115, respectivamente março, abril e maio. Referente ao ano de 2023, o CBMCE atendeu 1.415 ocorrências com árvores em situação de perigo. O dado indica uma redução de 7,87% em relação ao mesmo período de 2022, quando se atendeu 1.536 ocorrências.

Prevenção

Buracos no caule, inclinação acentuada do eixo normal, raízes expostas e condições de solo desfavoráveis são alguns dos fatores de risco para a queda de árvores. O período chuvoso, associado aos ventos fortes, aumenta esse risco, pois as folhas e as copas das árvores tendem a acumular água, deixando as árvores mais pesadas e mais propensas a serem desestabilizadas.

Além disso, podas realizadas sem acompanhamento técnico alteram a distribuição uniforme do peso dos galhos, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore. Vale ressaltar que as árvores precisam de manutenção, por meio do corte e poda para que não gere um fator de risco de acidentes no futuro.

A poda para manutenção, limpeza, tratamento de parasitos e desobstrução de sinalização de trânsito é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e é solicitada à Secretaria Regional do bairro. Quando há risco iminente de acidente, o corte é uma ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros. A corporação ressalta que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, para minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

Caso seja necessário, 193 é o número do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias