ALECE POPUP
Prefeitura de Russas Topo
Saúde

ESP/CE lança curso para qualificar docentes das Residências em Saúde; inscrições estão abertas

A aula inaugural do curso ocorreu durante a realização do “Seminário de Pesquisa e Inovação no/para o SUS”, na sede da ESP/CE O Ceará deu mais um i...

14/06/2024 10h15
Por: Kennedy Linhares
Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A aula inaugural do curso ocorreu durante a realização do “Seminário de Pesquisa e Inovação no/para o SUS”, na sede da ESP/CE

O Ceará deu mais um importante passo no processo de valorização e qualificação do corpo docente das Residências em Saúde. Por meio do Curso Básico “Formando Pesquisadores no/para o SUS”, a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), espera potencializar as habilidades dos profissionais na área da formação científica.

Até o próximo mês de dezembro, duas turmas devem ser abertas, cada uma com 50 vagas. Pessoas que atuam, prioritariamente, nos campos da preceptoria, supervisão e coordenação dos programas da ESP/CE e da Rede Sesa já podem se inscrever gratuitamente para a edição de estreia da iniciativa, via formulário on-line.

A aula inaugural do projeto aconteceu durante o “Seminário de Pesquisa e Inovação no/para o SUS”, na última sexta-feira (7). Quem compareceu ao evento e atende aos critérios de ingresso no curso poderá contabilizar a participação como carga horária do primeiro módulo da trilha formativa.

Infectologista, consultor da ESP/CE e um dos facilitadores da capacitação, Keny Colares explica que, no momento inicial de aprendizagem, a relevância da pesquisa no contexto da Saúde norteará as atividades. Em seguida, as discussões sobre as distintas linhas científicas e a aplicação dos princípios na resolução de problemas na área, além da elaboração de projetos de pesquisa, irão pautar os próximos ciclos.

“Durante esse trajeto nós vamos identificar quais as principais necessidades do serviço e dos residentes, além de tentar fazer um plano de aprimoramento para promover a pesquisa lá na ponta, onde o Sistema Único de Saúde (SUS) esteja presente e possa ser um campo para produção de conhecimento, tecnologia e inovação”, detalhou Colares.

Foco na pesquisa

Orientadora da Célula de Gestão do Conhecimento e Pesquisa em Saúde da Sesa, Socorro Sousa destaca a centralidade da pesquisa enquanto eixo transformador no País. “Esse curso tem, para nós, que fazemos a Saúde do Ceará, os propósitos de somatório que a Sesa dá ao campo da Pesquisa em Saúde e à formação dos nossos educadores que acompanham os residentes e que, consequentemente, são os responsáveis por aguçar as leituras sobre as peculiaridades dos territórios entre esses profissionais em treinamento”, reforçou.

Experiência prática

A preceptora do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti), Elizete Rios, acompanha os discentes no Instituto Doutor José Frota (IJF), na Capital, e diz já viver no cotidiano cada passo dado por eles na busca pelo aprimoramento das práticas. A educadora conta as novas expectativas com a carreira profissional. Ouça o depoimento dela:

Serviço:

Curso Básico “Formando Pesquisadores no/para o SUS”
Público: preceptores, supervisores e coordenadores dos programas de Residência em Saúde da rede estadual
Inscrições gratuitas on-line

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias