ALECE POPUP
Prefeitura de Russas Topo
Saúde

Hospital de Saúde Mental realizou mais de 10 mil atendimentos emergenciais em 2024; saiba quando procurar a unidade

Em 2023, foram registrados 22.448 atendimentos na Emergência do HSM Referência em tratamento psiquiátrico, o Hospital de Saúde Mental Professor Fro...

20/06/2024 22h47
Por: Kennedy Linhares
Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Em 2023, foram registrados 22.448 atendimentos na Emergência do HSM

Referência em tratamento psiquiátrico, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já realizou 10.806 atendimentos de emergência e 6.464 nos ambulatórios especializados, somente em 2024. “Atendemos pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise”, afirma o diretor-geral do HSM, o psiquiatra Davi Queiroz de Carvalho Rocha.

Tendo como perfil pacientes em sofrimento psíquico agudo ou que tenham transtornos mentais graves, persistentes e refratários, ou seja, que não respondem bem ao tratamento usual ou que estejam em crise, a unidade mantém atendimento emergencial 24 horas e ambulatorial para transtornos de difícil controle. “Esses pacientes ficam sendo acompanhados até apresentarem uma compensação dos sintomas. Ao estabilizar, o paciente é retornado para outros níveis de atenção assistencial, sempre garantindo o cuidado”, explica Davi.

Perfil no qual a dona de casa R.M.S, de 51 anos, se enquadra. Diagnosticada com transtorno afetivo bipolar grave, um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela alternância de episódios de depressão e euforia, a paciente ficou internada no HSM duas vezes: a primeira, em 2021 e a segunda, em 2022.

R.M.S conta que se sentia totalmente fora da realidade, com pensamentos negativos e agitação, chegando a pensar que nunca iria melhorar. “(No entanto), aqui recebi o cuidado que precisava com ajuda de psiquiatra, medicação, psicólogo e assistente social. Esse hospital me ajudou a voltar para casa e retomar meu casamento, minha vida”, comemora.

Ao receber alta, ela foi orientada a continuar o tratamento na rede secundária, pois é importante esse acompanhamento para não desestabilizar. “E assim eu fiz. Fui para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) porque esse acompanhamento contínuo é importante para evitar novas crises. Hoje, estou mais fortalecida mental e espiritualmente”, explica.

De acordo com diretor Davi Queiroz, em caso de pessoas com transtornos mentais que estejam estáveis com a medicação ou para as pessoas que não têm transtornos mentais graves e persistentes, a orientação é sempre buscarem a atenção primária ou secundária, como postos de saúde e Centros de Atenção Psicossocial, para que sejam feitos os acompanhamentos.

61 anos

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto foi fundado há 61 anos, e, atualmente, é a única unidade psiquiátrica que oferece uma Emergência 24h para pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise.

Os pacientes que chegam à emergência são avaliados por psiquiatras e, quando necessário, são encaminhados para atendimentos ambulatoriais ou internação. No total, o HSM dispõe de 180 leitos de internação, sendo 160 para tratamento de pacientes com transtornos mentais gerais e 20 para dependentes químicos. O hospital também se destaca no atendimento ambulatorial, com 33 ambulatórios especializados nos mais diversos transtornos.

Em 2023, foram registrados no HSM 22.448 atendimentos na Emergência, 2.525 internações e 16.593 assistências ambulatoriais. No período, os principais casos recebidos na emergência do HSM foram de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool, cocaína, múltiplas drogas e substâncias psicotrópicas, seguidos pelos casos de esquizofrenia, psicose, transtorno afetivo bipolar e depressão.

O HSM possui ainda dois hospitais-dia: o Elo de Vida, que atende pacientes com dependência química; e o Lugar de Vida, para pacientes com transtornos mentais que apresentam quadro de saúde estável. Nestas unidades, o paciente passa o dia todo em atendimento multidisciplinar, retornando para casa no final do dia. Em 2023, os dois hospitais-dia atenderam 328 pacientes, evitando hospitalizações.

O Hospital de Saúde Mental faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no âmbito do SUS, tendo o cuidado de atuar como apoio aos leitos psicossociais criados no interior do estado do Ceará e na articulação com Ministério Público e órgãos competentes para a desinstitucionalização das pessoas que estão nos manicômios judiciários, além de facilitar o retorno das pessoas internadas no hospital para suas casas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias