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94% dos turistas têm interesse em retornar ao Maranhão durante as festas juninas

Pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo indica consolidação do estado como destino turístico no São João.

10/07/2024 21h34
Por: Kennedy Linhares
Fonte: Secom Maranhão
- Observatório do Turismo coletou informações sobre a demanda turística do São João maranhense (Foto: Divulgação)
- Observatório do Turismo coletou informações sobre a demanda turística do São João maranhense (Foto: Divulgação)

Os investimentos do Governo do Estado para a realização das festas juninas no Maranhão e a divulgação nos principais mercados emissores de turistas nacionais e internacionais têm dado bons resultados. Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) revelou a consolidação do Maranhão como destino turístico no São João de 2024. O estudo do Observatório do Turismo do Maranhão mostrou que 94% dos turistas demonstram interesse em retornar ao estado durante as festas juninas.

"A pesquisa nos ajuda a confirmar os resultados do trabalho da secretaria para atrair mais turistas e será uma ferramenta importante no planejamento das ações para o São João de 2025", explica a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo.

Com suporte de alunos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, o Observatório do Turismo pesquisou a demanda turística da temporada junina deste ano. O levantamento foi realizado no Bumba Meu São João (Castelinho), de 13 a 15 de junho, e no Arraial do Ipem, de 20 a 22 de junho e de 27 a 29 de junho. A pesquisa revelou uma alta satisfação dos visitantes com diversos aspectos do destino, como agências de viagem, atrativos naturais e históricos/culturais, gastronomia, limpeza, sinalização e segurança. 

Os principais motivos da viagem foram amigos e família, com a região metropolitana e outros estados como principais procedências. A pesquisa também abordou dados demográficos, preferências de gastos, perfis de visitantes com deficiência e indicadores de satisfação em diferentes áreas, fornecendo insights valiosos para o turismo na região. A coleta de informações foi feita por meio de questionários online durante eventos como Bumba Meu São João e Arraial do Ipem, com posterior análise para a criação do documento.

De acordo com o estudo, cerca de 20,48% dos turistas que visitaram o Maranhão no período vieram de outros estados. As principais origens desses visitantes foram São Paulo, representando 11,51% do total; seguido do Paraná (5,76%), Rio de Janeiro (5,04%), Bahia (4,32%) e Piauí (4,32%). Por outro lado, os próprios maranhenses representaram a maioria esmagadora, totalizando 42,36% das pessoas entrevistadas. Entre os turistas provenientes de outros países, destaque para Portugal com 40% e Nigéria, França e Chile com 20%. Esses números mostram a diversidade de origens dos turistas que escolhem o Maranhão como destino, contribuindo para a riqueza cultural e econômica do estado.

De acordo com os principais resultados da pesquisa, o perfil dos visitantes era composto por 65% do público feminino e 33% do público masculino.

Quanto à companhia de viagem, a maioria dos respondentes estava acompanhada de amigos (37,50%), seguido por aqueles que viajavam sozinhos (22,22%) e com familiares (20,83%). O perfil dos viajantes revelou que 65,28% possuem pelo menos o ensino superior, demonstrando um público com nível educacional elevado.

Os turistas chegaram a São Luís principalmente de carro alugado (3,47%), e a maioria permaneceu acima de 10 dias (31%), indicando uma preferência por estadias mais longas.

Em relação às opções de hospedagem, aproximadamente 35,42% dos turistas optaram por hotéis, pousadas ou hostels. A opção mais comum foi ficar na casa de familiares/amigos (29,86%), seguida por aluguel de casa/apto (12,50%).

A pesquisa revelou que a maioria dos viajantes estava em busca de lazer (52,78%), seguido por aqueles que tinham como principal motivo a celebração do São João (20,14%). Mais da metade dos turistas, totalizando 52,78%, investiram em atividades de lazer durante sua viagem. Em relação aos gastos, a faixa mais comum foi de R$101 a R$300, representando 31,25% dos entrevistados.

Quanto ao conhecimento do destino, as redes sociais foram a principal fonte de informação (24,5%). E cerca de 46,9% dos visitantes tomaram conhecimento desse destino turístico por recomendação de amigos.

Uma significativa parcela, correspondendo 72,88% dos visitantes que tinham outros destinos no roteiro planejavam ir para o Polo Lençóis & Delta. A avaliação dos Lençóis Maranhenses foi positiva, com destaque para a limpeza (54% bom, 37% excelente), sinalização (52% bom, 33% excelente) e segurança (48% excelente, 44% bom).

Quanto à divulgação do evento, 30% dos turistas consideraram-na excelente e 44% boa, indicando uma boa recepção. Por fim, 84,72% avaliaram a programação do evento como excelente ou boa, demonstrando alta satisfação dos participantes.

Com base nos dados da CCR Aeroportos referentes ao tráfego de passageiros, operações e movimentos no Aeroporto de São Luís em junho de 2024, podemos destacar que o total de passageiros desembarcados no período foi de 77.193 dos voos comerciais.

Incentivo ao turismo

Para incentivar o turismo e promover o Maranhão nos principais mercados emissores de turistas, o Governo do Estado realiza ações em feiras nacionais e internacionais, destacando os roteiros turísticos locais para operadores e agentes de viagens, bem como para o público em geral. O foco principal em junho é o São João, divulgado em parceria entre as secretarias de Estado da Comunicação (Secom), Turismo (Setur) e Cultura (Secma).

“O Maranhão acolhe calorosamente os turistas, convidando-os a explorar nossas riquezas naturais, históricas e culturais. Promovemos uma política de hospitalidade para garantir que todos os visitantes se sintam bem recebidos”, explica a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo.

Para mais detalhes, é possível acessar o site do Observatório do Turismo do Maranhão e conferir o infográfico completo da pesquisa AQUI.  

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