Alunos do curso de Gastronomia da Usina da Paz Terra Firme, em Belém, receberam técnicas e ensinamentos da renomada chef paraense Thainá Damasceno, especialista em comidas amazônicas. A iniciativa, realizada na noite de quarta-feira (9), visa aprimorar os conhecimentos e desenvolvimentos dos alunos, por meio do módulo específico Culinária Amazônica.
Além de técnicas de preparo e dicas de manuseio, a ocasião proporcionou para os alunos um Brenna Vinagreleque de oportunidades no ambiente gastronômico. “A turma aprendeu sobre o uso do peixe, do tucupi, como temperar e como manusear. Tudo isso é muito importante, porque às vezes a gente utiliza o jambu e o tucupi nos mesmos pratos. E nesse curso a gente mostra o diferencial, de como usar esses ingredientes em várias outras preparações”, explicou Brenna Vinagre, coordenadora de Gastronomia da UsiPaz Terra Firme.
Culinária Amazônica -Rica e diversificada, a Culinária Amazônica reflete a biodiversidade e a cultura única da região amazônica, caracterizada pelo uso de ingredientes nativos e técnicas tradicionais transmitidas por gerações.
Para o estudante de Gastronomia David Dias, de 19 anos, as experiências ofertadas no curso são imperdíveis e enriquecedoras. “A oportunidade de estar tendo uma aula como essa é muito importante para a gente, porque aprendemos técnicas novas, modos de fazer comidas diferentes, são coisas que a gente usa diariamente e a gente não aproveita. Ter uma chef como essa, ter uma coisa assim de graça é muito enriquecedor”, disse.
Crescimento profissional -Os cursos oferecidos gratuitamente pelas Usinas da Paz desenvolvem novas habilidades aos alunos que contribuem para o aperfeiçoamento e capacitação para o mercado de trabalho. A aluna Daisy Lima, do curso de Gastronomia, aproveitou para aprimorar seus conhecimentos e viu oportunidades de carreira.
Daysi Lima“Às vezes a gente acha que sabe e quando vem uma coisa simples e fica um requinte, a gente aprende a abrir os horizontes da nossa mente, de ver que a oportunidade está aí na porta para aprendermos e fazer o melhor. Os detalhes agregaram muito na nossa capacitação, um detalhe faz muita diferença, não é de qualquer jeito, mas sim com delicadeza e podemos refinar o nosso paladar”, contou.
Premiada em primeiro lugar no “Cozinha Amazônia 2024”, Festival de Culinária Amazônica realizado pelo Governo Estadual, por meio da TV Cultura do Pará, a chef paraense Thainá Damasceno ressaltou a importância do encontro com a turma de Gastronomia da UsiPaz.
“Eu acho extremamente necessária essa troca com a comunidade, de fazer com que a comunidade se aproprie da nossa cultura, fazendo com que possa gerar renda e fomentar a economia. Fizemos várias receitas com insumos amazônicos, então é mostrar que a nossa culinária é riquíssima e que o Governo do Estado faz um trabalho lindo com essa capacitação, eu saio muito grata e aprendendo muito também”, explicou.
Para Janine Brandão, coordenadora-geral da Usina da Paz Terra Firme, foi uma alegria receber a chefe, pois incentiva e inspira os alunos do curso. “Não é só um incentivo moral, emocional para os nossos alunos, mas também incentivo efetivamente do conhecimento, porque ela vai trazer para cá todo o aprendizado que ganhou. Então, é muito importante, pois é aqui na Terra Firme, em um território periférico, onde conseguimos ter esse conhecimento através da Usina”, finalizou.